Brasão Oficial de Mairiporã

CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ


Abolição da escravatura completa 125 anos e é lembrada pelos vereadores

A Lei Áurea, que em 13 de maio de 1888 colocava fim à escravidão no Brasil, completou 125 anos na última segunda-feira.A Câmara Municipal, através do vereador professor Edio, ressaltou a importância que a data representa, assim como o dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, tendo como referência a morte do chefe da resistência negra, Zumbi dos Palmares.

Foi lembrada a dificuldade de se fazer cumprir determinadas leis que envolvam questões como racismo, igualdade racial e de preservação e difusão da cultura afro no Brasil. Falou-se ainda a forma como o país deixou milhares de negros desamparados após a assinatura da Lei Áurea, que se por um lado libertou os negros da escravidão, por outro não ofereceu qualquer tipo de reparação.

O vereador destacou que a data é um marco histórico, que representa mais do que a assinatura da abolição, o grito sufocado dos negros, tão massacrados pela sociedade. Segundo seu discurso, é preciso que se olhe com carinho a situação dos negros no Brasil, pois ainda existe muito preconceito.

Noticia publicada em: 17/05/2013

CÂMARA MUNICIPAL DE MAIRIPORÃ

Alameda Tibiriçá, 340 - Vila Nova - Mairiporã/SP

e-mail: atendimento@camaramairipora.sp.gov.br

Telefone: (11) 4419-0800

Horário de Funcionamento: das 8h às 17h